Prefeitura e Judiciário se unem por projetos educacionais em Coxim

Educação

O prefeito Edilson Magro acompanhado da Secretária de Educação, se reuniu na manhã desta quarta-feira (5) na sede do Fórum de Coxim com as Juízas, Dra. Tatiana Dias de Oliveira Said e Larissa Luiz Ribeiro e o Juiz Dr. Bruno Palhano Gonçalves para discutir a implantação de dois projetos educacionais nas escolas do município: a Justiça Restaurativa nas Escolas e o projeto Turma da Mônica e o Poder Judiciário.

A Justiça Restaurativa nas Escolas é um projeto que busca restabelecer a convivência das crianças na escola, por meio de círculos de diálogo e mediação de conflitos. O projeto é coordenado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e será aplicado nas turmas do ensino fundamental 1 e 2, especialmente nas que apresentam casos de violência, bullying ou indisciplina. A participação dos alunos é voluntária.

O projeto Turma da Mônica e o Poder Judiciário é uma iniciativa que visa aproximar os estudantes do conhecimento sobre os direitos e deveres dos cidadãos, por meio de cartilhas ilustradas com os personagens da Turma da Mônica. As cartilhas abordam temas como cidadania, democracia, ética, família, meio ambiente, diversidade e inclusão. Além da distribuição das cartilhas nas escolas, os juízes de Coxim irão às unidades de ensino para dar palestras sobre os assuntos tratados nas publicações. As visitas serão planejadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Augusto Marques

Segundo o prefeito Edilson Magro, os projetos são importantes para promover a educação integral dos alunos e fortalecer os vínculos entre a escola, a família e a sociedade. “Queremos que nossas crianças sejam protagonistas de suas vidas e que tenham valores como respeito, solidariedade e justiça. Esses projetos vão contribuir para formar cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou.

A secretária municipal de educação, Michelle Proença, agradeceu ao poder judiciário em propor os projetos, informando que a equipe da secretaria se compromete em ser parceira da implantação dos projetos colocando-os a disposição para ir a Campo Grande receber capacitação para poder empregar nas salas de aula o projeto de Justiça Restaurativa. Ela também disse que apresentará a proposta dos projetos para a Coordenadora Regional de Educação Maira de Quevedo para estender os projetos as escolas estaduais.

Foto: Danitielle Pamela

Ficou estabelecido que a secretaria municipal de educação apresentará ao judiciário um planejamento para adequar os projetos ao calendário escolar.

Participaram da reunião, a técnica da equipe pedagógica do município Edete Bukowski e as vereadoras Marly Nogueira e Adriana Nabhan.